ZOONOSE: Doença Transmitida das Aves para os Homens

ZOONOSE: Doença Transmitida das Aves para os Homens

tmp_7332-images(10)1700732672

O que é  Zoonose?

Zoonose é um termo da medicina que designa as doenças e infecções transmitidas para o homem através dos animais e vice-versa. É uma palavra de origem grega formada por “zoo”,que significa “animal” e “noso”, que significa”doença”.

As zoonoses são transmitidas pelos animais através de vírus, bactérias, fungos, protozoários e outros microorganismos diversos. Apeste, carbúnculo, psitacose, triquinose e ornitose são exemplos de algumas zoonoses.

Vale ressaltar que um animal contaminado pode se tornar um portador assintomático, ou seja, ele está contaminado, porém não desenvolve os sinais clínicos da doença e desta forma a contaminação se alastra de forma silenciosa.

IMPORTANTE

O nosso Criadouro tem a Responsabilidade Social (que consideramos Obrigação) de vender calopsitas saudáveis para Você e sua Família! Em outras palavras, temos total consciência dos riscos (doenças) que um manejo sem os devidos cuidados de Zootecnia podem trazer para a Sociedade em Geral!

A partir do dia 25 de Julho de 2016 iniciamos um trabalho diferenciado no ramo das Calopsitas Mansas, incluindo todo o suporte técnico que damos no pós vendas.

 Também temos o processo de sexagem (definição do sexo por exame de DNA) gratuitamente, que é considerado um item obrigatório devido ao dimorfismo sexual apresentado por algumas das mutações da calopsita!

 Outro ponto forte, é que somos uns dos poucos criadores que deixamos os filhotes com os pais o máximo possível, assim evitando uma série de doença que possa vim a surgir nos filhotes futuramente, e nós possuímos uma técnica de pegar os filhotes desde os primeiros dias de vida! Isso implica em um pássaro totalmente dócil que de forma alguma bique o novo dono ou ofereça risco para crianças de pele sensível.

Em resumo, porque a Saúde das nossas Calopsitas está totalmente ligada a Segurança e Felicidade da sua Família!

As zoonoses mais comuns são:

· Toxoplasmose (transmitida principalmente pelos felinos que são hospedeiros definitivos do protozoário da doença);

· Leptospirose (muito comum em época de chuvas porque é transmitida através do contato com a pele ou pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria);

· Raiva (doença provocada por vírus e transmitida através da mordida de um animal contaminado);

· Dengue (transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti);

· Histoplasmose (os fungos presentes em fezes secas de passarinhos, pombos ou morcegos são causadores dessa doença).

Das diversas zoonoses existentes, há aquelas que raramente afetam o homem, por exemplo, a Febre Aftosa ou a Leishmaniose, mas são muito graves quando afetam os animais. Há outras zoonoses que, de forma contrária, raramente afetam os animas, no entanto são muito graves para a saúde humana, por exemplo,Brucelose, Hidatidose, Febre Q. Doenças como Raiva ou Tuberculose bovina são igualmente graves para o animal e para o homem.

A Saúde Pública Veterinária é a área responsável pela criação de medidas de controle e combate de zoonoses.

Uma informação importante é com relação ao caráter zoonótico de algumas doenças respiratórias das aves, principalmente a Psitacose (Chlamydia psittaci) e a tuberculose (Mycobacteriumavium).
A Psitacose é uma doença respiratória que acomete as aves e que pode transmitir-se para o Homem, através do contato e aerossolização de partículas presentes nas secreções e excreções corporais (urina, secreções respiratórias e oculares).

Outra doença em ascensão nos dias de hoje, principalmente com o surgimento da AIDS, é a Tuberculose (Mycobacteriumavium) no caso das aves, e Mycobacterium tuberculosis no caso do homem. No entanto o Mycobacteriumavium é uma zoonose que pode acometer o homem, por contato inadequado (muito íntimo) com a ave, pois a transmissão se faz através das fezes, secreções e de aerossóis. Os sintomas dessa doença na ave costumam ser inespecíficos.

As formas clínicas mais comuns são a respiratória onde a pessoa poderá apresentar: febre, tosse seca,dor no peito e dificuldade respiratória.  E a forma ocular, se inicia com uma vermelhidão nos olhos, secreção não purulenta semelhante à produzida na conjuntivite viral e podendo vir a ocasionar lesões na córnea em casos mais graves.
Obs.: Se você necessitar de um médico, informe-o caso possua animais de estimação ou se tem algum pet que esteja aparentando estar doente ou que tenha morrido recentemente. Repasse estas informações para o seu médico, pois podem ser relevantes para ele obter um diagnóstico mais preciso.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

 

A prevenção deve ser feita, evitando o contato íntimo com qualquer animal como: beijo na boca,beijar o corpo do animal, lavar as mãos após ter contato com o animal, comprar animais de criadores responsáveis, não comprar animais em feiras-livres e levar o seu animal frequentemente a um médico veterinário para que sejam realizados exames preventivos e para que o proprietário receba todas as informações necessárias sobre os cuidados básicos necessários para se manter o animal de estimação em casa.

IMPORTANTE

Neste link abaixo você encontra o nosso comprometimento com os nossos clientes iremos atualizar periodicamente essa página com os exames de saúde do nosso plantel (aves), deixando público o nosso controle de patógenos (doenças infecciosas) que oferecem risco aos seres humanos.

Equipe Calopsitas Betim 🐣🐥🐤

Controle de Doenças

Deixe uma resposta

Últimas Postagens

Pagamento 100% Seguro

godaddy ssl calopsitas betim



%d blogueiros gostam disto: