Trocando as Sementes pela Ração

Trocando as Sementes pela Ração

tmp_8098-Rações1-851170046

Já falamos muito sobre alimentação e como deve ser a base da alimentação das calopsitas, há veterinários que preferem que seja apenas ração e outros acham que a base deve ser ração, mas as sementes podem ou devem ser oferecidas, então tudo depende do profissional que atende suas aves, em quem você confia. Converse com ele sobre isso e veja a opinião dele a respeito.

Os filhotes que já saíram da papa no começo só comem sementes, mas elas não são tão nutritivas quanto a ração, por isso, é importante introduzir a ração na alimentação das calopsitas, para que sua dieta seja mais enriquecida, e para o perfeito equilíbrio, adicionar os alimentos complementares: frutas, legumes e verduras.

Importante

Antes de iniciar o processo, é importante que sua ave já coma outros alimentos complementares (frutas, legumes e verduras), assim no caso dela sentir um pouco de fome neste processo de troca ou introdução da ração, ela automaticamente recorrerá a estes alimentos.

Algumas dicas

As misturas devem ser feitas em um pote separado, que deve durar para 1 semana;

Colocar a mistura no comedouro na parte da manhã, e trocar somente no dia seguinte, jogando fora toda a comida que sobrou no pote! (tente observar a quantidade que sua(s) ave(s) costuma comer diariamente, se faltar reponha a mistura, mas não coloque muito para não ter desperdício);

Se faltar comida durante o dia, caso tenha colocado pouca mistura, não se deve repor com sementes, por isso, sempre deixe disponível a elas legumes, verduras e/ou frutas, isso ajudará a incentivar a ave buscar e comer estes alimentos, e depender cada vez menos das sementes:

Todo processo de troca não pode demorar mais de 1 mês, por isso siga os passos abaixo:
1ª Semana

Fazer uma mistura de 25% de ração com 75% de sementes (ou 1/4 de ração com 3/4 de sementes)

2° Semana

Misturar 50% de ração com 50% de sementes
3ª Semana

Servir a mistura de 75% ração e 25% de sementes (ou 3/4 de ração com 1/4 de sementes)
4ª Semana e para sempre

100% de ração
Importante

Nesta fase, como já mencionado anteriormente, é de extrema importância que sirva diariamente outras fontes de alimento, para que sua ave não passe fome e obtenha deles os nutrientes necessários. Sem contar que incentiva a ave a comer o que antes ela não tinha o interesse de experimentar.

Tenha sempre em mente que as aves devem comer comidas próprias para elas, comida de gente é comida feita para gente. Por isso não ofereça pão, arroz, macarrão, bolacha/biscoitos, carne, café com leite e etc. Esses alimentos podem levar sua ave ao óbito.

Veja mais sobre a Alimentação Adequada AQUI!

Para quem deseja deixar a base da alimentação apenas a ração, as sementes podem ser oferecidas como complementação ou como uma espécie de quitute (para sementes de girassol, o consumo máximo diário é de até 5 sementes me média).

Veja mais sobre Alimentação Complementar AQUI!

por Fernanda Buriola Pipolo
Fotos: Fabiana Guimarães | Reprodução Instagram – @mydearpet | Facebook – mydearpetblog

 

Sobre a Calopsitas Betim

 

Equipe Calopsitas Betim 🐣🐥🐤

Deixe uma resposta

Últimas Postagens

Pagamento 100% Seguro

godaddy ssl calopsitas betim



%d blogueiros gostam disto: