Primeiros Socorros

Primeiros Socorros

 Primeiros-Socorros-em-Calopsitas

Primeiros Socorros: Aves são seres espertos, curiosos e arteiros. Muitas vezes acidentes sérios acontecem em questão de segundos, infelizmente nem sempre encontramos uma clínica com emergência, então como devemos proceder até o socorro chegar?Primeiramente vamos ter um kit básico de primeiros socorros. Após os procedimentos tente contatar o mais rápido possível o seu veterinário de confiança.

Veja  sobre Acidentes Domésticos AQUI!

Muitas vezes acidentes sérios acontecem em questão de segundos, infelizmente nem sempre encontramos uma clínica com emergência, então devemos estar preparados. (Foto/Reprodução: Flickr – Olathe Animal Hospital in Olathe)

Muitas vezes acidentes sérios acontecem em questão de segundos, infelizmente nem sempre encontramos uma clínica com emergência, então devemos estar preparados. (Foto/Reprodução: Flickr – Olathe Animal Hospital in Olathe)

Kit básico de primeiros socorros

1- Aquecedor ou luminária com lâmpada de 40 ou 60W;
2- Toalhas limpas;
3- Bolsa térmica;
4- Pacote de gaze;
5- Seringa para alimentação;
6- Açúcar (Sim açúcar, algumas pessoas não consomem e em uma emergência não tem em casa. Então separe alguns sachês);
7- Gaiola extra (Deve ser menor, para ser usada como hospital e quarentena);

Primeiro temos que entender que os dicas abaixo são usadas para garantir que seu animal consiga chegar até o veterinário. Nenhuma das orientações abaixo substitui o tratamento de suporte e a intervenção clínica especializada.

Aquecimento

Primeiro em qualquer situação de emergência ou suspeita de doenças, devemos manter nossas aves aquecidas, mas porquê? Diferentemente de cães e gatos, as aves quando adoecem ou se machucam perdem calor, ou seja, ao invés de fazerem Hipertermia (febre) fazem Hipotermia (perda súbita de calor ou temperatura).

Esse procedimento pode ajudar a salvar sua ave até o socorro chegar! Portanto, se sua ave se machucou, se está passando mal, ou se está apresentando sinais clínicos de alguma doença, a indicação de pronto atendimento é aquecimento!

 

Você pode fazer isso de 4 formas:

1- Com aquecedor de ambiente;
2- Com aquecedor próprio para gaiolas (se seu viveiro é muito grande e você possui mais de uma calopsita, separe-a das demais, e coloque-a em uma gaiola menor. A que chamaremos de gaiola hospital.);
3- Luminária (dessas de mesma mesmo com lâmpada de 40 ou 60w);
4- Bolsa térmica (em casos de emergência, pode ser de água ou gel. Coloque-a pela parte de fora, ou até mesmo dentro, cuidando sempre para a temperatura estar moderada, nem morna nem fervendo, então enrole a bolsa térmica na toalha…para evitar o contato direto com a ave);

Aumentando a “energia” da sua ave

Geralmente quando ficam doentes ou se machucam aves perdem energia. A Glicose é um item essencial no seu kit de primeiros socorros. Caso você não tenha a glicose de uso veterinário, use o açúcar. Coloque uma pitada de açúcar na água e ofereça. Caso ela não beba…ofereça um pouquinho na seringa diretamente no bico.

Não é soro caseiro, nem soro de farmácia…somente água e açúcar!

Corra para o veterinário o mais rápido possível.

Ainda falando do açúcar:

Hemorragias: Muitas aves se debatem, sofrem com o terror noturno ou simplesmente se machucam, (quebram canhões das penas, cortam as patas, machucam a cabeça etc). Nesse caso, quando há muito sangue, coloque açúcar em cima, estanque com uma gaze limpa e leve-a para o atendimento médico.

#Mantenha-a sempre aquecida e não use nunca nenhuma pomada ou antisséptico sem a recomendação de um veterinário.

Diarreias e regurgitação: Mantenha sua ave aquecida e hidratada dentro do possível.

Leve-a ao veterinário o mais rápido!

Fraturas: Pegue delicadamente sua ave, enrole-a delicadamente em uma toalha macia para que não se debata e leve-a emergência o mais rápido possível.

Colapso por calor: Calopsitas costumam suportar bem temperaturas mais elevadas, mas sempre existem casos atípicos e de emergências.

Nesse caso, pegue um borrifador e borrife levemente pela ave. Não coloque gelo, bolsas térmicas, nem em água corrente diretamente no corpo. Apenas borrife com uma distância segura.

#Leve-a imediatamente para a emergência.

Objetos estranhos: Nunca devemos deixar nada pequeno ao alcance de nossas aves (brincos, botões etc) mas caso sua ave tenha engolido algum desses objetos, não tente retirar com pinças, nem objetos pontiagudos, você pode perfurá-la e matar seu animal caso haja suspeita de engasgo.

#Leve-a ao veterinário para exames e procedimentos!

Lembre-se

Aves como qualquer animal precisam de atendimento médico. Se você adquiriu uma calopsita ou qualquer outra ave, é sua obrigação e responsabilidade dar o suporte necessário para que ela viva bem e feliz.

Caso na sua cidade ou região não tenha veterinário especializado, leve-a ao veterinário mais próximo. O veterinário é sempre a pessoa mais indicada para cuidar e salvar a vida de seu pet!

 

Por:Gláucea Gama
Fotos: Vanessa Harmon (Reprodução/Flickr), Olathe Animal Hospital in Olathe (Repridução/Flickr)

 

Sobre a Calopsitas Betim

Equipe Calopsitas Betim 🐣🐥🐤

Deixe uma resposta

Últimas Postagens

Pagamento 100% Seguro

godaddy ssl calopsitas betim



%d blogueiros gostam disto: