Instalações para Calopsita: Limpeza e Higienização
O item limpeza/higienização/desinfecção é fundamental na manutenção de qualquer animal cativo. Tudo o que se relacionar à manutenção dos pássaros e aos utensílios e equipamentos usados, precisam ser extremamente limpos, como: o local que a gaiola fica, a própria gaiola em si, os bebedouros e comedouros, poleiros, ninhos, caixas-ninho, a água servida e os alimentos em geral. Sem uma higienização bem feita, nenhuma ave poderá manter-se em condições de plena saúde e obviamente o sucesso na criação ficará na dependência da eventualidade.
A limpeza das gaiolas deve começar pela bandeja do fundo, tudo para evitar que os dejetos ou mesmo a poeira acumuladas venham a contaminar os alimentos e a água de beber
(DICA: Eu costumo borrifar com água com gotinhas de vinagre na bandeja, antes de retirar o jornal, para evitar que a poeira se levante).
Após isso, retiram-se os papéis que revestem o piso (se eles forem utilizados) ou limpam-se as fezes e outros resíduos com uma espátula e lave com detergente neutro, água quartenaria ou Herbavet, usando uma esponja específica apenas para esse fim. Depois da limpeza do piso, selecionar as cascas das sementes, peneirar a ração e trocar as farinhadas e, por último, trocar a água de beber (oferecer água filtrada sempre).
O ambiente que fica a gaiola, deve ser limpo diariamente, de preferência.
Os comedouros, bebedouros, grades, pisos e poleiros devem ser limpos e bem desinfetados pelo menos de três em três dias, isto é fundamental, mas isso pode variar de acordo com a quantidade de aves que possui.
* Leia também nossa nota sobre o banho das calopsitas
Fonte: Universo das Calopsitas
Equipe Calopsitas Betim 🐣🐥🐤
Deixe uma resposta