Frutas, Legumes e Verduras

Frutas, Legumes e Verduras

tmp_29679-Frutas-legumes-e-verduras410360401

Constituem uma parte essencial na alimentação de Calopsitas. Em geral, as verduras e legumes devem ser oferecidos crus, muito bem lavados e higienizados com produtos específicos, como o hidrosteril ou outro produto de higienizar verduras, facilmente encontrado em mercados e sacolões.

 

Alimentos que devem ser oferecidos cozidos para sua calopsita:

Batata doce, Abóbora e Batata Baroa (Mandioquinha);

Ovo: este alimento é rico em proteína e não pode ser oferecido regularmente. A recomendação seria 1x a cada 15 dias de forma geral, mas quando sua ave está em muda de pena, ou o casal está procriando e/ou alimentos filhotes, ou em época de muito frio, o ovo ou farinhada pode ser oferecido mais vezes por um certo período. A farinhada que mencionamos é a base de ovo (Nutrópica e outras marcas), uma opção diferente do próprio ovo, mas a regra da frequência a ser oferecida é a mesma mencionada para o ovo em si. Se quiser oferecer o ovo misturado a algum outro alimento como: cenoura raladinha, beterraba, brócolis e etc, elas adoram também.

Milho: o milho ou alimentos à base de milho (pipoca ou quirela) podem ser oferecidos até 2 vezes na semana, mas tenha o cuidado de alternar estes alimentos para que não seja oferecido em excesso.

Como servir o milho: este é mais um assunto de opiniões diferentes por veterinários, por isso, consulte o profissional que lhe atende. Mas há quem sirva cru somente, muito bem limpo e lavado e quem prefira servir pré-cozido.

 

Alimentos que devem ser oferecidos cru para sua calopsita:

As verduras escuras são muito importantes e geralmente as que mais fazem sucesso:

Couve
Abobrinha
Brócolis
Pepino
Jiló
Espinafre
Almeirão
Cenoura
Beterraba
Rúcula
Couve flor
Chicória
Quiabo
Pimenta dedo de moça
Pimentão

 

Frutas

Podem ser oferecidas junto aos legumes, experimente oferecer:

Maçã (Sem as sementes, sempre)
Mamão (pode ser com as sementes)
Banana (pode ser com a casca)
Melancia
Kiwi
Pera
Acerola
Coco (sem excesso por causa da gordura)
Goiaba
Manga (sem excesso por causa da gordura)
Morango (somente orgânico).

Cuidados necessários na lavagem

Será que o hipoclorito de sódio mata todos os vermes dos alimentos perecíveis que servimos para as nossas Calopsitas?

Será que o hipoclorito de sódio mata todos os vermes dos alimentos perecíveis que servimos para as nossas Calopsitas? (Foto/Reprodução: Fabiana Guimarães | Reprodução/Facebook /My Dear Pet)

Será que o hipoclorito de sódio mata todos os vermes dos alimentos perecíveis que servimos para as nossas Calopsitas? (Foto/Reprodução: Fabiana Guimarães | Reprodução/Facebook /My Dear Pet)

Antes de mais nada, é preciso que você saiba que: o procedimento correto para lavar frutas e hortaliças é com elas resfriadas, isso porque em temperatura ambiente, elas absorvem a água da lavagem, que pode carregar germes e agrotóxicos para dentro delas. Então assim que comprar as frutas e hortaliças para sua família e animais, coloque tudo na geladeira e só lave antes de servir, agora veja abaixo como lavar e higienizar esses alimentos: O procedimento indicado pela ANVISA para higienizar as frutas e legumes é o seguinte:

Passo 1

Lavar tudo bem lavado em água corrente. Por que? Para tirar a terra, os insetos e coisas visíveis ao olho nu nesses alimentos. Além disso, ajuda a diminuir a quantidade de agrotóxico presente neles. Mas então quer dizer que não sai todo o agrotóxico depois que eu lavo os alimentos? Infelizmente, não. É muito difícil retirar todo o agrotóxico, mas você pode diminuir muito lavando tudo muito bem e em água corrente, para que o agrotóxico possa sair ralo a baixo. Se você só coloca de molho a remoção não é tão eficaz.

Passo 2

Colocar os alimentos de molho em solução de hipoclorito de sódio (água sanitária). Nós da Universo das Calopsitas usamos produtos solúveis específicos para esse fim, encontrado facilmente em supermercados, sacolões e estabelecimentos do gênero. Mas se você optar por usar o hipoclorito de sódio (água sanitária), a medida correta é usar: 1 colher de sopa para cada litro de água, os alimentos deverão ficar imersos nesta solução de 15 a 20 minutos. Esse procedimento serve para matar os parasitas e bactérias presentes na frutas e legumes. E posso usar vinagre ou limão? Não, não pode. O vinagre e o limão só vão tornar o meio ácido e interromper a multiplicação das bactérias, mas não vão matá-las.

Passo 3

Enxágue tudo muito bem, também em água corrente. Esse passo serve para retirar a água sanitária dos alimentos. Agora eles já estão prontinhos para serem devorados.

E os orgânicos?

Os produtos orgânicos não possuem agrotóxicos, o que é ótimo. Só que isso não evita que eles estejam contaminados por parasitas e bactérias por isso o sistema de limpeza deve ser o mesmo. Aliás, como não receberam veneno algum esse tipo de alimento pode inclusive ter mais vermezinhos, mas nada que uma boa água sanitária não resolva. Pelo menos você fica livre da contaminação por agrotóxicos!

E os hidropônicos?

Os hidropônicos são vegetais produzidos em água em vez de utilizar o solo. Eles geralmente não presentam os parasitas encontrados no solo, mas podem estar contaminados com parasitas encontrados na água. Então o processo de higienização também deve ser o mesmo.

E o que esses parasitas podem fazer a saúde das Calopsitas? Quem são eles?

Os principais parasitas encontrados em verduras e vegetais frescos são ameba e giárdia, também podem ser encontrados ovos de outros parasitas como da áscaris. Todos esses parasitas causam verminose, “vermes” como se costuma dizer por ai. Eles ficam alojados no intestino e lá atrapalham a absorção de nutrientes além de provocar sintomas bem desagradáveis.

E como a água sanitária mata esses parasitas?

A água sanitária é uma solução de hipoclorito de sódio, que consegue matar bactérias, fungos, vermes e seus ovos é o cloro presente na solução. Inclusive a água sanitária é tóxica para nós humanos, que dirá para as Calopsitas, por isso temos que ter cuidado ao utiliza-la em locais fechados já que o vapor de cloro é extremamente irritante para a nossa via respiratória. Agora preste atenção: você deve ter cuidado ao comprar a água sanitária para utilizar nos alimentos!! Lei a composição e veja se ela contém somente hipoclorito de sódio e se nas indicações de uso está indicado que pode ser usada em alimentos.

Dica

Dê preferência a produtos próprios para lavagem de verduras e legumes. Eles são encontramos facilmente em supermercados, não são caros e duram bastante.

Por:Valéria Luiz- Universo das Calopsitas
Fotos: Fabiana Guimarães | Reprodução Instagram – @mydearpet | Facebook – mydearpetblog

Deixe uma resposta

Últimas Postagens

Pagamento 100% Seguro

godaddy ssl calopsitas betim

Login Cliente:

%d blogueiros gostam disto: