DESNUTRIÇÃO DE CALOPSITAS

DESNUTRIÇÃO DE CALOPSITAS

Na natureza, psitacídeos consomem frutas, bagos, flores, brotos de planta,legumes, insetos, larva e sementes. Ingestão de pólen e néctar tem um significado importante na alimentação de algumas espécies. Já em cativeiro são considerados granívoros. A falta de conhecimento dos requerimentos nutricionais, e da eficiência com a qual eles ingerem os alimentos oferecidos, tem levado a muitos erros de manejo e uma alta incidência de deficiência nutricional.
images (5)

DOENÇAS NUTRICIONAIS

Um animal mal nutrido apresenta diminuição da capacidade imunológica, se tornando mais susceptível à infecções, tendo ainda diminuição da capacidade reprodutiva.
As aves apresentam sintomas diferentes para mesma deficiência nutricional. Uma das principais doenças nutricionais em psitacídeos adultos é a deficiência de vitamina A, devido ao fato dessas aves serem alimentadas com uma grande quantidade de sementes, as quais geralmente são pobres em vitamina A, como a semente de girassol (por isso esta semente não deve ser oferecida em maior quantidade do que a indicada).

“Infecções parasitárias como Giárdia spp, Capillaria spp e Coccídeos, diminuem a capacidade de biotransformação do beta-caroteno ingerido em vitamina A.”

Sintomas clínicos de deficiência de vitamina A incluem, redução de imunidade local e humoral, se tornando suscetível à infecções do trato respiratório; coriza; sinusite; problemas reprodutivos; dificuldade de descascar e engolir comida; “autobicamento” de penas; podo dermatite; e gota úrica.

Deficiência de proteína, em especial o aminoácido arginina, leva a problemas de empenamento como linhas de stress; muda incompleta; penas de asas e cauda frágeis.

Deficiência de lisina pode levar á problemas de pigmentação (coloração das penas).

ATENÇÃO! Má nutrição é ainda uma das causas da síndrome de autobicamento (quando a ave arranca suas próprias penas).

Outras doenças de origem nutricional:

° Bócio ou Hipotireoidismo – Causada por deficiência de iodo;
Alterações nos ossos longos, fraturas patológicas, e bico torto – causada por deficiência de cálcio, fósforo e vitamina D;

° Síndrome do fígado gorduroso e obesidade – é resultado de uma dieta de alta energia e sedentarismo.

Algumas características são causadas por deficiência de vários nutrientes, como por exemplo:

A superfície da pele, bico, penas e unhas ficam secos e descamados, bicos e unhas compridos e encurvados, devido a incapacidade de crescimento e queratinização normal dos tecidos.
A pele das pernas e pés se torna grossos e apresentam crostas, são sintomas  de deficiência de vitamina A, proteína, biotina, niacina, ácido pantotênico, zinco e manganês.

Deixe uma resposta

Últimas Postagens

Pagamento 100% Seguro

godaddy ssl calopsitas betim

Login Cliente:

%d blogueiros gostam disto: