Como Ensinar uma Calopsita a Falar

Como Ensinar uma Calopsita a Falar? Calopsitas são incríveis animais de estimação, e ensinar a sua a falar pode ser uma boa forma de criar laços entre vocês. Uma calopsita que fala pode repetir sílabas ou fazer imitações mecânicas de palavras ou ruídos que você ensinar. A fala jamais será tão clara como a de um papagaio, mas com um pouco de esforço, você poderá entender as palavras que estão sendo ditas. Para fazê-la falar, você precisa antes ensiná-la e, depois, trabalhar com ela para reforçar e expandir seu vocabulário.

Como Ensinar uma Calopsita a Falar

1

Deixando a calopsita confortável

Primeiramente, crie laços com o pássaro.

A interação humana é essencial ao se ensinar uma calopsita a falar. Embora algumas pessoas acreditem que você pode ensiná-la a falar e, ao mesmo tempo, adestrá-la, esse é um mito. Em vez disso, é preciso criar um vínculo com o pássaro e acostumá-lo ao novo lar antes de começar o treinamento.

  • Se você precisa de ajuda adestrando o pássaro, um veterinário ou uma pet shop em sua cidade poderão ajudar — ou, ainda, algum amigo experiente.

Como Ensinar uma Calopsita a Falar

A calopsita deve estar saudável.

Observe se há comida e água suficientes, além de bastante espaço na gaiola. Além disso, para que esteja em plena forma física, leve-a para fazer exames veterinários regularmente. Se a sua calopsita se sente um pouco debilitada, é menos provável que se disponha a falar.

 

Como Ensinar uma Calopsita a Falar

A calopsita deve estar feliz. 

Dê a ela muita atenção e estimule-a mentalmente. Ensiná-la a falar é parte dessa atenção, mas você também deve dar a ela brinquedos para brincar, além de elogios e afeição, com ou sem fala. O cérebro de uma calopsita precisa ser estimulado para que ela se sinta feliz.

  • Além disso, o pássaro deve estar em um ambiente agradável a ele. Dessa forma, ele se sentirá mais confortável enquanto aprende as palavras.

2

Ensinando a calopsita a repetir palavras

 

Como Ensinar uma Calopsita a Falar

Treine o pássaro em um lugar silencioso.

Isso fará com que ele se concentre apenas em você e em suas palavras. Se o seu pássaro se distrai facilmente, você pode tentar conversar com ele mantendo a gaiola coberta. Isso também eliminará as distrações visuais.

Como Ensinar uma Calopsita a Falar

 

Apresente ao pássaro uma frase de cada vez.

Use palavras fáceis e curtas que você tenha o hábito de dizer com frequência, como o nome de sua calopsita.  Se você quer ensinar a ela algo diferente de seu nome, lembre-se de usar uma frase simples, contendo uma ou duas palavras relativamente agudas.

  • Como calopsitas têm uma amplitude vocal aguda, você talvez não consiga ensinar palavras ditas em tons graves.
  • Use as palavras no momento certo — por exemplo, não ensine “Bom dia” no meio da noite, quando você está prestes a dormir, e vice-versa.

 

Como Ensinar uma Calopsita a Falar

 

Concentre-se nas palavras que “agradam” ao seu pássaro.

Observe os olhos da calopsita. As pupilas dela ficam maiores quando você diz uma certa palavra? O topete se levanta para indicar empolgação ou interesse? Se você não observa qualquer reação, pode ser que não esteja ensinando uma palavra que ela gosta de falar.

  • A calopsita talvez não esteja repetindo a frase por outras razões. Por exemplo, pode ser que o pássaro não seja fisicamente capaz de dizê-la.

Como Ensinar uma Calopsita a Falar

Fortaleça o comportamento com reforços positivos. 

Dê ao pássaro muitas guloseimas e atenção sempre que ele disser uma palavra corretamente. Dependendo das preferências dele, talvez não haja uma coisa “certa” a se fazer. Alguns deles podem gostar mais da comida humana, enquanto outros talvez prefiram alimentos para pássaros. Independente do que você escolha fazer, cuide para que seja algo positivo.

Como Ensinar uma Calopsita a Falar

Repita a frase com frequência e seja paciente.

Não importa quão inteligente seja o seu pássaro, ele não é Einstein. É preciso ter paciência, ou ele sentirá medo e você perderá todo o progresso já obtido até agora. Um único movimento de mão pode fazer isso — seja cuidadoso!

Como Ensinar uma Calopsita a Falar

Complique e aumente as frases ensinadas. 

Assim que o pássaro houver aprendido uma frase, dê a ele mais para aprender. Afinal de contas, você não quer ouvir a mesma coisa todos os dias.

  • Experimente narrar o que você faz para a calopsita. Quando der a ela uma maçã, diga “quer um doce?” — se você o fizer com frequência suficiente, e ela gostar de falar, é possível que comece a repetir a frase quando você chegar com uma guloseima.
  • Experimente assobiar para a calopsita. Se você der a ela uma série de notas, repetidamente, ela pode repetir a sequência de volta. No entanto, saiba que, quando ela aprender a assobiar, pode preferi-lo em vez de falar, já que é mais fácil para pássaros.

Dicas

  • Se você deseja adotar uma calopsita e quer treiná-la a falar, considere optar por um macho. Calopsitas do sexo masculino tendem a falar mais do que as fêmeas.
  • O seu pássaro pode começar a falar apenas para chamar atenção, parando assim que você chegar. Ele pode aprender que, ao dizer uma palavra que se recusa a falar, recebe muito amor e atenção e, como resultado, pode usar isso para seu próprio prazer.
  • Consiga a gravação de uma calopsita e reproduza-a para o pássaro. Essas repetições de palavras e sons de curta duração podem ser executadas até mesmo enquanto você estiver fora de casa. Você pode até mesmo criar a sua própria! Pegue um gravador e registre seis minutos das palavras que você quer que ela diga. Inclua aproximadamente três ou quatro pausas, dependendo da capacidade de atenção do pássaro. Deixe a gravação sendo reproduzida para ajudá-lo a aprender, mesmo fora dos treinos.
  • Adestrar uma calopsita pode ser um desafio se ela já tiver idade avançada. O melhor momento para treiná-las para falar é quando chegam aos 8 a 10 meses de idade.
  • Calopsitas em pares são menos propensas a falar. Isso acontece porque é mais provável que criem vínculos entre si do que com seres humanos.

Avisos

  • Não se frustre. Cada pássaro é único e precisará de uma quantidade de treinamento diferente antes de falar. Na verdade, alguns pássaros jamais chegam a conversar. Dê o seu melhor e não se irrite com ele, que não reagirá bem à raiva. A irritação provavelmente o impedirá de falar ainda mais.

 

Fonte: https://pt.wikihow.com

 

Logo Calopsitas Betim 2016 Vip

Equipe Calopsitas Betim 🐣🐥🐤


Deixe uma resposta

13 − 4 =