CANTO: DICAS DE COMO ENSINAR SUA CALOPSITA

CANTO: DICAS DE COMO ENSINAR SUA CALOPSITA

images (9)

Todas as calopsitas podem cantar e até falar, normalmente as que tem essa facilidade são os machos, mas já sabemos aqui na página de muitas fêmeas que também conseguiram cantar. Por isso, não deduza o sexo da sua ave por esta característica, pois você poderá ter surpresas.

Se o dono tiver paciência para treina-la, vai se surpreender com suas habilidades. Mais do que cantar e assobiar, algumas até aprendem a falar, tal sua capacidade de imitar sons.

Os machos é que desenvolvem muito mais essa habilidade, são mais vocalizados do que as fêmeas (geralmente são bem mais quietas).  Para ensina-los mais rapidamente e com sucesso, é necessário tempo e dedicação.  Vale muito mais a pena repetir várias vezes uma palavra ou pequeno trecho de uma determinada música por meio de assobio (o que pode ser feito partir dos 3° meses de vida aproximadamente).

Caso você tenha uma única ave na gaiola o aprendizado fica mais fácil, pois ela está com sua nova família e começa a imitar os sons dos donos para tentar se comunicar.
b6455fe7f1bae38d37609e52a37e73d9_506_332

Se você deseja fazer da sua ave uma Calopsita cantora, leia abaixo as dicas:

1) TER PACIÊNCIA – Se você deseja ver seu passarinho cantar e alegrar o seu lar, você deve ter plena consciência de que o processo não é rápido. Afinal de contas,ele irá aprender a cantar com base em repetições, ou seja, é necessário que você o coloque para escutar músicas durante um tempo de repetição. Então, tenha paciência.

2) ESCOLHER UMA MÚSICA – A sua ave só aprenderá a cantar a canção se ela decorar. Para facilitar o ensino e a memorização, escolha uma música e trabalhe somente com ela durante um mês ou até quando sua calopsita decorar. É importante trabalhar uma música de cada vez, pois a ave não tem a capacidade de distinguir que são músicas diferentes. Se você trabalhar mais de uma música por vez, ela poderá misturar e formar uma nova canção mesclando as diferentes partes das músicas aprendidas em uma só. Seu trabalho terá sido desperdiçado.
Coloque a música escolhida todos os dias de preferência quando for retirar o pássaro da gaiola. Eles associam mais facilmente quando estão nessa situação e se interessam em repetir, pois estão recebendo atenção e carinho. Caso você acostume ele só dentro da gaiola pode especificar um horário do dia, podendo ser na troca da comida e água que é um momento agradável para ele também.

images (8)

3) PROCURAR MÚSICAS COM O MESMO RITMO – Para facilitar o processo de decorar, escolha músicas fáceis que seguem o mesmo ritmo do início ao fim, sem muitas batidas e alterações bruscas ou que repitam um trecho especifico diversas vezes. Você pode treinar sua calopsita com o hino nacional, hino do time, marchinhas de carnaval, cantigas de criança, tais como: atirei o pau no gato, ciranda cirandinha, quem tem medo do lobo mau. Com ritmos fáceis e repetitivos o seu passarinho irá cantar mais depressa.

4) TEMPO DE TREINAMENTO – A quantidade de horas em que o pássaro precisa ficar exposto a música varia muito, de uma hora a 3 horas dependendo de quanto sua calopsita está disposta a aprender. O importante é que o treino seja feito todos os dias para ave se acostumar ao som.
Quando finalmente começar a cantar alguns trechos, ela progredirá até conseguir cantar a música completa.

images (10)

5) PERSISTÊNCIA– Nunca troque a música sem antes ela ter aprendido bem a primeira. Como não sabe diferencia-las, ela pode juntar as duas músicas em uma só formando uma única música.

6) NÃO MALTRATAR A AVE – Não force nem maltrate a ave para fazer os exercícios, pois isso não é algo natural dela. Deixe-a aprender no seu próprio ritmo. Lembre-se sempre que se você deseja ensinar algo para seu bichinho é porque a ação partiu de você. Sua ave não tem obrigação nenhuma de aprender a cantar. Isso será uma característica conquistada por você ao se dedicar a sua ave.

7) ADQUIRIR MATERIAL DIDÁTICO– Você pode utilizar de material sonoro para ajudar nos treinamentos. Alguns afirmam que facilita o trabalho e os resultados são mais rápidos. Para facilitar as aulas você poderá ter a música gravada em um CD.
Aqui na Calopsitas Betim você encontra CD’s com gravações de canto de Calopsitas para estimular as aves.

download

images (11)

download (1)

As calopsitas, quando são sozinhas, ou seja, quando só há ela na gaiola, usam o dono como referência,tornando-se assim muito companheira. Use essa característica a seu favor, crie laços fortes de aproximação e ganhe sua total confiança.
Fonte: Blog- Universo das Calopsitas

Deixe uma resposta

Últimas Postagens

Pagamento 100% Seguro

godaddy ssl calopsitas betim

Login Cliente:

%d blogueiros gostam disto: