CALOR: Cuidados com as suas as Aves

CALOR: Cuidados com as suas as Aves

images

CALOR: Cuidados com as suas as Aves – Com a chegada do calor e altas temperaturas, a atenção deve ser redobrada, onde podemos tomar alguns cuidados para protegermos nossas aves e amenizar o desconforto e problemas que podem surgir nesta época, proporcionando assim um verão mais fresco.

Controle de temperatura no interior da casa
Se possuir ar condicionado NUNCA coloque a sua ave próxima à saída de ar. As aves possuem uma capacidade natural de se adaptar às variações suaves de temperatura, no entanto, caso fiquem diretamente expostas ao frio, poderão adoecer.

Programe o ar condicionado para uma temperatura ambiente normal e constante (isso varia de acordo com a estação, mas varia entre 23 e 24 graus). >

Se você não tem ar condicionado e a sua casa é muito quente no verão, há um conjunto de ações a tomar:

Se sua calopsita fica dentro de casa:

Feche as cortinas em todas as divisões da casa mesmo àquelas onde a sua ave não se encontra;

  • Ao cair da noite, quando começa a baixar a temperatura, abra as janelas para que surja um leve corrente de ar que refresque a casa;
  • Retire a cobertura da gaiola da sua ave para que haja alguma ventilação;
  • Verifique várias vezes se a sua ave tem água fresca suficiente, troque constantemente se possível;
  • Afaste a gaiola das janelas ou de locais que possam ser atingidos diretamente pelo sol.

Estes procedimentos devem ser verificados todos os dias, mesmo em outras estações do ano, porém neste período de calor intenso, devemos redobrar os cuidados e manter observação constante sobre elas.

Banho
Ofereça diariamente, se necessário, o banho às suas calopsitas, isto ameniza muito o desconforto e ajuda a controlar a temperatura corporal. Pode ser por meio de banheiras ou borrifador, o que sua ave estiver habituada. Lembre-se que a água DEVE estar em temperatura normal e sempre filtrada, seja qual o método que utilizar. Após o banho na banheira, retire-a, para que a ave não corra o risco de beber desta água, que pode estar contaminada e/ou suja.

No caso de várias calopsitas o recipiente pode ser um pouco mais largo, mas não deve ser fundo. (Foto/Reprodução : Arquivo pessoal)

No caso de várias calopsitas o recipiente pode ser um pouco mais largo, mas não deve ser fundo. (Foto/Reprodução : Arquivo pessoal)

Transporte
Caso tenha que levar a sua calopsita ao veterinário ou simplesmente quiser dar um passeio de carro com ela, atente para o fato que a temperatura no interior do automóvel poderá atingir valores muito elevados e extremamente perigosos mesmo com as janelas abertas. Nunca deixe a sua ave presa dentro do automóvel parado, não faça um trajeto muito prolongado e use sempre uma gaiola especial para transporte. Se possível, habitue durante alguns dias a sua ave à nova gaiola.  Nunca viaje de automóvel com a sua ave solta lá dentro. É muito perigoso para ela, para si e para os demais automobilistas e transeuntes.

(Foto/Reprodução – Arquivo Pessoal - Universo das Calopsitas)

(Foto/Reprodução – Arquivo Pessoal – Universo das Calopsitas)

Mosquitos e bactérias
Durante o verão, quando a temperatura aumenta o ambiente se torna extremamente propício ao aparecimento de bactérias e mosquitos. Deste modo, os cuidados com a higiene e a alimentação de sua calopsita deverão ser reforçados, mantenha a gaiola sempre limpa (sem restos de comida ou dejetos) e jamais utilize produtos tóxicos. Agindo deste modo você reduzirá drasticamente as chances da gaiola ser invadida por indesejáveis mosquitos e formigas.

Alimentação
Outro grande cuidado que deverá ter é com a alimentação, sirva sempre alimentos frescos e devidamente lavados e higienizados, isto é, em boas condições para oferecer às suas calopsitas.

tmp_27332-Alimentação-complementar-sua-importância-e-dicas-de-como-introduzi-la1852940091

Sono
Em alguns estados do Brasil, alguns estados participam do horário de verão, com isso, o entardecer acontece por volta das 19:00 horas. Fiquem atentos com o horário do sono das suas calopsitas, nesse época do ano as aves dormem mais tarde e acordam assim que o dia amanhece . Vale lembram que sua calopsita precisa dormir 12 horas por noite, o ideal seria das 19:00 as 7:00 horas da manhã.

images (1)
Para tentar amenizar o calor, as calopsitas passam a maior parte do tempo com a boca e/ou asas abertas, neste caso, você deverá atuar de imediato, proporcionando um ambiente mais fresco e garantido desta forma que a sua ave não fique desidratada. Se você perceber que o estado de sua calopsita é crítico (que ela não reage, a cor da urina é muito clara, etc.) ou se ficar na dúvida, não hesite em hipótese alguma de leva-la imediatamente um veterinário de sua confiança.

Dicas que valem para sempre!!!

ATENÇÃO!!
FUMACÊ: No verão, alguns bairros recebem a passagem dos carros do fumacê, estes pulverizam/borrifam inseticida no ar para pequenos insetos e até o mosquito da dengue. Se orientem, procurem se informar se o carro passará pelo seu bairro e em qual horário, se possível, fechem as portas e janelas ao perceber a chegada do fumacê, não deixem suas aves expostas e mantenha os potes de água e comida protegidos no momento que o carro fumacê passar, o veneno pode ser fatal à elas!!

Fonte:  apostilas Criando Calopsitas saudáveis e Calopsitas domesticas.
Fonte: Blog- Universo das Calopsitas

 

Deixe uma resposta

Últimas Postagens

Pagamento 100% Seguro

godaddy ssl calopsitas betim

Login Cliente:

%d blogueiros gostam disto: