Calopsitas e Fogos de Artíficio

Não adianta, todo final de ano é a mesma história: fogos, rojões e barulho…muito barulho. Se nós humanos já nos sentimos muitas vezes incomodados com isso, imaginem os nossos pobres bichinhos. E não é só nessa época do ano que devemos nos preocupar com isso, mas em época de copa, campeonatos (futebol) e protestos temos que estar preparados para amenizar os efeitos que este som tem no dia a dia de nossos bichinhos. Já mencionamos inúmeras vezes aqui no site e na página que as calopsitas se assustam facilmente (quase que com tudo) e principalmente com os barulhos dos fogos e rojões. O pânico é tão grande que a ave fica desorientada, e muitas vezes tende a voar desesperada (caso não tenha as penas das asas aparadas) e sem destino. Muitas aves podem até mesmo sofrer paradas cardiorrespiratórias e diversos acidentes que podem os levar à morte. Mas o que podemos fazer para evitar acidentes e garantir um pouco de tranquilidade a nossas aves nessas ocasiões? Seguem abaixo algumas dicas:

Evite deixar sua calopsita sozinha

Ao perceber o barulho de fogos e rojões, uma das melhores coisas que você pode fazer é deixar sua calopsita por perto. Acender uma luz e ligar uma música ou a TV enquanto dura o estouro de fogos, ajuda a disfarçar o barulho e sua calopsita pode ficar menos amedrontada. Vá conversando com ela até que termine, deixe-a calma para que ela sinta que não está em perigo e sozinha.

Mas e se você não vai passar o ano novo em casa, oque pode fazer?

Neste caso, coloque-a para dormir em um ambiente com maior isolamento acústico possível. Feche janelas, cortinas e portas, para que abafe o som. Deixe alguma luz acessa (ou até mesmo a luz do ambiente que ela vai ficar acesa), se conseguir deixar um rádio ligado com uma música calminha (nem alto, nem muito baixo), pode ser uma opção de distração dos barulhos (nestes casos, a TV também é uma boa opção). Se estiver muito calor, o ventilador pode ficar ligado em uma velocidade mínima, isso ajuda a não abafar o ambiente fechado e o som dele também pode ajudar a disfarçar. Não precisa direcionar o vento em cima delas, e se for ventilador de teto, é bom deixar algo cobrindo parcialmente a gaiola para protegê-las. Não se esqueça de quando chegar em casa conferir se está tudo bem!

E no caso de calopsitas que não estão acostumadas a ficar em gaiolas?

As orientações são as mesmas (exceto o ventilador, neste caso deixar o ventilador ligado é muito perigoso), mas você deve se preocupar também em escolher um ambiente que não tenha muitos objetos. Por exemplo, se a calopsita voar e pousar sobre algum lugar muito alto e depois quando tentar descer, acabar caindo de uma altura muito grande pode se machucar seriamente; se ela voar a acabar caindo em alguma fresta (tipo aquelas que ficam entre a cômoda e a parede) ou até mesmo pousando em algum local e prendendo a patinha (ventiladores, enfeites nas cortinas…); objetos que possam cair e quebrar (enfeites, relógios, vidros de perfumes) e tantos outros. Neste caso o que vale mesmo é o nosso bom senso.

Importante

Muitas vezes nesta data estamos tão preocupados em não nos atrasarmos para chegar em algum lugar que acabamos nos esquecendo de conferir esses detalhes. Detalhes pequenos, mas que fazem a grande diferença no bem-estar de nossa ave. Então perca alguns minutinhos, confira se está tudo certo antes de sair, assim você com certeza vai aproveitar muito mais sua noite e melhor ainda, vai garantir a segurança de sua calopsita.

Fonte: Blog Universo das Calopsitas

 

Deixe uma resposta

Últimas Postagens

Pagamento 100% Seguro

godaddy ssl calopsitas betim

Login Cliente:

%d blogueiros gostam disto: