Alimentação Complementar

Alimentação Complementar

Alimentação Complementar

Chamamos de alimentos complementares os legumes, as verduras e frutas e eles tem um papel muito importante na alimentação das calopsitas.

Muitos destes alimentos, suas aves encontrariam facilmente na natureza se vivessem livres, e eles possuem muitos nutrientes fundamentais para o metabolismo delas.
É muito comum, aves criadas em cativeiro estranharem esses alimentos no início, elas chegam a se assustar com eles algumas vezes e por isso que vocês acham que elas não se interessaram ou não gostaram, mas apresentar e introduzir estes alimentos requer sua força de vontade, paciência, persistência e nada de desistir fácil heim?!

Para ajudar vocês nessa missão, juntamos algumas dicas infalíveis e de resultados comprovados, quando seguidos corretamente.

Saiba como Higienizar as verduras e legumes que devem ser oferecidos crus com produtos específicos AQUI!

Antes de mais nada, escolha um alimento para começar: este alimento vai ser o seu alimento teste pelos primeiros dias. Você pode escolher algum alimento de sua preferência que esteja na lista acima ou optar pelos mais queridos e aceitos pelas calopsitas como: brócolis, cenoura ou couve, por exemplo.

Evite colocar cada dia um alimento diferente: o indicado é trocar a opção de alimento depois que sua ave já provou e comeu o alimento por um ou dois dias e ela estará preparada para ser apresentada às novas opções. Caso contrário, tente o mesmo alimento por pelo menos uns 5 dias a uma semana e não havendo interesse, teste outro.

Leia Mais sobre a Alimentação adequada das calopsitas AQUI!

Antes de começar o processo

Escolher um local na gaiola

Pelo menos a princípio, é interessante escolher um locar da gaiola para que você coloque estes alimentos complementares; a ave irá se acostumar com o alimento lá todos os dias, isso vai ajudar ela a perder o “medo” da novidade e assim ela irá se aproximar aos poucos, demonstrando curiosidade (afinal curiosidade é com as calopsitas mesmo).

Escolher um tipo de pote

Outra dica boa, é escolher um pote a ser servido esse alimento, por incrível que pareça, isso ajuda também, afinal a finalidade é que a ave associe a ver aquilo todo dia, perceber que não é algo que possa lhe causar riscos e perdendo o medo e a curiosidade virá automaticamente. Existem potes de cerâmica branca, vendidos em lojas de animais ou mesmo na internet, eles são pesados e sendo branco, deixam o alimento mais em evidência, aguçando a curiosidade delas.

Escolher a forma de servir o alimento

E último passo para começar o teste é escolher a forma de servir este alimento, isto é, dependendo do alimento que você escolher, há formas de se oferecer como: picadinho, ralado ou em pedaços grandes para elas roerem, mas sempre dentro de um pote ou se quiser, pode servir em pedaços pendurados em um suporte próprio que se encontra no mercado atualmente, é como fazer uma espécie de espetinho.

Dica

Saiba que neste processo ou até mesmo quando sua ave já estiver comendo alimentos complementares normalmente,você deve ir testando essas formas de servi-los, porque cada calopsita tem uma personalidade e preferência, então havendo a possibilidade de testar essas opções e observar qual elas demonstrarão mais animação e interesse, será legal para você agradar ainda mais suas filhas de penas.REGURGITAÇÃO: CALOPSITAS NÃO VOMITAM

Começando o teste

Sirva o alimento escolhido logo pela manhã, antes mesmo de trocar as sementes e ração velha por alimentos novos/frescos. Aproveite para servir seu alimento teste após a retirada dos potes de comida, enquanto você limpa a gaiola e etc. Se você tiver tempo, pode deixar uns 15 minutos sua(s) ave(s) sem os potes de ração e/ou semente, para que na fome, incentive ela a buscar opções, e será neste momento que sua ave poderá na fome e curiosidade provar e comer esse alimento. Após esse tempo, mesmo até que a sua ave não tenha ainda demonstrado interesse ou provado o alimento, deixe-o lá e recoloque normalmente os potes de ração e/ou sementes (não vai esquecer isso heim?!).

Muito importante: muitos alimentos vão ficando murchos e azedos ao longo do dia, o correto é retirar os alimentos antes do horário de almoço, mais ou menos, hora em que é aconselhável a trocar a água por uma limpa e fresquinha e checar se os potes de comida estão limpos e abastecidos!!!

Então começamos com o brócolis, por exemplo: Sirva ele diariamente, troque todos os dias por um novo (do mesmo alimento) e bem fresquinho. Por 2 dias tente servir ele em pedaços/pequenos ramos, em outro dia tente picadinho e daí por diante. O importante é nestes primeiros dias, achar uma forma se servir este alimento que sua ave goste mais, e isso você observará com o tempo, fique tranquila(o).

Mais uma boa tática também, é triturar bem a ração no liquidificador e empanar o alimento ou apenas salpicar sobre o alimento, o cheiro da ração pode ajudar a aguçar sua curiosidade de experimentá-lo. Ou no caso de aves que ainda se alimentam apenas com sementes, jogue algumas sementes sobre ele, aves adoram ciscar sementes, logo vão bicar o alimento teste também.

ALIMENTAÇÃO: Cuidados Necessários na Lavagem

É raro acontecer da ave ao menos não experimentar qualquer um dos alimentos e se você perceber uma parte do alimento bicadinho, você venceu uma etapa, isso significa que ela já está perdendo o medo, já está com a curiosidade aguçada e mais receptiva à novas tentativas. Mas como já mencionamos, não se empolgue e queira já trocar o alimento por outro, espere ela se acostumar mais, experimentar mais um dia pelo menos o mesmo alimento teste e daí você pode experimentar novas opções.

 

Viu como não é nada difícil fazer a introdução destes alimentos que são tão importantes para suas calopsitas?

Além delas precisarem deles, elas também gostam muito e pode acreditar: logo que ela acostumar a comer as primeiras opções de alimentos, cada vez mais ela vai estar aberta a novas experimentações, pode confiar!!!

Dicas gerais

Para calopsitas que já estão comendo estes alimentos complementares e para você que costuma estar na correria do dia a dia, segue uma dica prática: Para frutas e legumes, você pode separar alguns deles que pretende servir na semana e lavar e higienizar de uma vez só, por exemplo em um domingo, depois é só guardar em um pote bem fechado na geladeira e de manhã você servi-los.Você pode também fazer um colar de frutas, verduras e legumes com um barbante limpo ou nos suportes próprios que já mencionamos. Ponha pedaços de alimentos e cores diferentes, por exemplo: um pedaço de cenoura seguido de um pedaço de brócolis e daí por diante. Amarre o colar na gaiola e deixe lá, seu amiguinho com certeza vai querer brincar com o colar e vai acabar comendo também!

 

Foto:Fabia na Guimarães| Reprodução Instagram – @mydearpet | Facebook – mydearpetblog, Karynne Honorato | Reprodução/Facebook (Living With Birds Blog)

 

Sobre a Calopsitas Betim

Equipe Calopsitas Betim 🐣🐥🐤

 

3 Comentários

Deixe uma resposta

Últimas Postagens

Pagamento 100% Seguro

godaddy ssl calopsitas betim



%d blogueiros gostam disto: