Alimentação Adequada

Alimentação Adequadatmp_8098-Calopsitas-comendo-sementes570079312
A alimentação adequada é um dos fatores mais importantes para a manutenção da saúde da Calopsita, é muito importante que ela tenha uma alimentação balanceada/equilibrada para quenão faltem nutrientes e também para que não os ganhe em excesso, pois ficará obesa e mais propensa a doenças.

A base da alimentação de uma calopsita tem se tornado um assunto muito polêmico, há veterinários profissionais no assunto, que indicam ter como base da alimentação a ração e para complementar a alimentação oferecer: frutas, verduras e legumes somente. Outros profissionais recomendam ter a ração e as sementes como base da alimentação e para complementar oferecer a ração junto aos legumes, verduras e frutas.

Há muitas explicações e argumentos que defendem ambas as teses; mas o importante é que você procure um veterinário especialista em animais exóticos/silvestres que seja de sua confiança e veja qual a recomendação dele sobre este assunto.

Rações

É muito o importante que seja feita a escolha de marcas de confiança. Não queira economizar neste sentido porque uma alimentação ruim pode levar sua ave a ter problemas de saúde e futuramente o custo de um tratamento será maior do que a “economia” na ração.
tmp_8098-Rações1-851170046

Considere os seguintes aspectos:

Escolha marcas de qualidade, que tenham boa procedência;Rações que são vendidas por quilo em mercados podem estar contaminadas;Verifique a validade e examine se a ração não tem bolor ou qualquer outra anormalidade;Dê preferência para as marcas que não utilizam corantes, ou seja, prefira as com coloração natural, pois são mais saudáveis.

Sementes

O mesmo se aplica as sementes, muitas vezes procuramos economizar e comprar sementes sem nem ao menos marca. Mas muitas vezes a “economia” que achamos que estamos fazendo no futuro saí bem mais caro.

tmp_8098-Sementes1191948258

Considere os seguintes aspectos:

Prefira as sementes embaladas, sementes vendidas a granel podem estar contaminadas também, pois em muitos locais o armazenamento não é feito de forma adequada.Existem no mercado vários tipos e marcas de mix de sementes já embalados, mas se você tiver um bom fornecedor de sementes, você mesmo pode montar seu mix, veja a sugestão: A mistura de sementes deve ser composta de 20% de alpiste, 50% de painço, 15% de arroz com casca, 10% de aveia e 5% de sementes de girassol.As sementes de girassol costumam ser as preferidas das calopsitas, mas esta semente é a que possui maior quantidade de gordura, por isso, não é recomendado que se ofereça regularmente, caso queira fazer um agrado para sua calopsita, dê apenas até 5 sementes.

Importante

As sementes não são tão nutritivas como a ração, então a alimentação complementar deve ser introduzida e oferecida diariamente, essa é regra geral!

Se sua calopsita ainda não come muitos destes alimentos complementares, não é porque ela não gosta, é muito provável que ela não esteja acostumada ainda a comer, e seu papel é saber fazer essa introdução e nunca deixar de oferecer.

Água filtrada

Ofereça sempre água filtrada, fresquinha e à vontade. Troque a água de seu amiguinho pelo menos 2 vezes por dia.

Você também pode oferecer água de coco natural (não de caixinha), mas atenção para o tempo de consumo, pois a água de coco estraga com muita facilidade.

Cálcio

A maioria de rações já possui um teor de cálcio necessário para sua ave, não há necessidade de colocar as famosas pedras de cálcio ou osso de siba (que tem muito sódio) no viveiro/gaiola. Os alimentos (ração e alimentos complementares) por si só, suprem a necessidade do cálcio, que em excesso poderá provocar problemas na saúde de sua ave.

por :Valéria Luiz-Universo das Calopsitas -Fotos: Fabiana Guimarães | Reprodução Instagram – @mydearpet | Facebook – mydearpetblog

 

Deixe uma resposta

Últimas Postagens

Pagamento 100% Seguro

godaddy ssl calopsitas betim

Login Cliente:

%d blogueiros gostam disto: